Dia 6 de Abril Dia Mundial da Atividade Física


Hoje, dia 6 de Abril, celebramos o Dia mundial da Atividade Física!


Qualquer cão adora usufruir do ar livre, exercitando-se de formas diferentes, especialmente se o seu dono o acompanhar. Para além de passarem momentos de qualidade juntos, fortalece os vossos laços, enquanto se divertem juntos.


Fazer exercício físico com o seu fiel amigo ajudá-lo-á a controlar o seu peso, a sentir-se com energia e a manter fortes os seus aparelhos vitais, para uma vida plena e cheia de saúde.

Aproveite também para fazer exercício com ele e sentirá os benefícios do exercício física e mentalmente.


Ainda assim, há aspectos a ter em consideração nestas horas de pura diversão.

É necessário referir que cada raça apresenta desafios diferentes aos seus donos, pelo que poderá optar por jogos e exercícios adaptados à morfologia de cada cão. Os terriers adoram escavar, os cães de caça preferem perseguir coisas e os cães de pastoreio gostam particularmente de desportos caninos.

Tire partido do instinto natural do seu cão e descubra como incluir os talentos naturais do seu amigo nas atividades físicas.


Tenha em atenção as suas próprias limitações e sobretudo do seu cão. Garanta que ambos tenham energia para fazer o caminho de regresso a casa.

Planeie uma variedade de passeios, que possa mudar regularmente e tente organizar tempo para algum tempo de brincadeira com jogos e desafios.

Caso tenha menos energia que o seu cão, opte por brincar a atirar a bola ou o disco. Evite o uso de paus de madeira, que podem lascar e potencialmente danificar os seus dentes, garganta ou estômago.


No caso de cães mais idosos, prefira passeios tranquilos. Opte pelas trelas que se fixam à cintura ou ombros e passeio livremente com os braços e mãos libertos para um alongamento aos membros superiores.

Deve caminhar com o seu cão à trela. Se o seu cão é muito forte e entusiasta, é aconselhável usar um peitoral para maior controlo e conforto do próprio animal.


Tenha particular atenção que o seu cão deve ter sempre acesso a água fresca e limpa, ao longo da caminhada e brincadeira. Existem soluções no mercado de garrafas de água adaptadas para os nossos patudos.


Quer faça chuva, sol ou frio, o seu cão precisa de exercício físico. Ainda assim, tenha especial atenção às altas temperaturas, porque à semelhança dos humanos, também os cães poderão sofrer de queimaduras solares, sobretudo nas almofadas plantares, caso o asfalto esteja muito quente. Caso passeie por zonas com neve, remova todos os vestígios de neve das patinhas, quando regressar a casa. Para evitar queimaduras de qualquer espécie, pode optar por comprar um par de botas para o seu cão se ele tiver as patinhas muito sensíveis.


Lembre-se que seja qual for a atividade que desenvolva com o seu cão, o importante acima de tudo é que se divirtam e que partilhem momentos juntos, únicos e de pura diversão.

Variem os locais de passeio, conheçam pessoas e patudos diferentes, aventurem-se e acima de tudo divirtam-se.


Deixamos algumas sugestões para este dia, as quais poderá observar com maior detalhe na nossa loja.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo